Área de Projecto 8.º ano
Escola Adriano Correia de Oliveira



5 de jan. de 2010

Dia Mundial do Braille





A 4 de Janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille, uma data que pretende chamar a atenção para as dificuldades dos invisuais.
Assinalámos essa data realizando um trabalho de pesquisa sobre o tema.


Nem todos sabíamos o que é o sistema Braille.
E tu, sabes?

Ora nem mais!
Foi por isso mesmo que a nossa professora nos propôs este trabalho.

Pesquisámos e ficámos a saber um pouco mais sobre sobre o tema!



  • O sistema Braille é um alfabeto cujos caracteres se indicam por pontos em relevo, que o deficiente visual distingue por meio do tacto. A partir de seis pontos salientes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais.


  • O sistema Braille foi criado por Louis Braille, quando este, aos três anos de idade, perdeu a visão.


  • Louis Braille nasceu numa pequena aldeia a leste de Paris a 4 de Janeiro de 1809. Em 1812, com apenas três anos de idade, feriu-se num dos olhos enquanto brincava na oficina do pai. A infecção progrediu, transmitiu-se ao outro olho resultando numa cegueira. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Louis Braille fez algumas adaptações. Em 1829, publicou o seu método. Louis Braille morreu de tuberculose em 1852, ano em que seu método foi oficialmente adoptado na Europa e América.
  • O dia mundial do Braille festeja-se a 4 de Janeiro, data de nascimento de Louis Braille.
Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille
http://www.institutodoscegos.com.br
http://www.lerparaver.com
(excerto do trabalho realizado por Ana Magalhães e Rita Silva, do 8.ºA)


Os alunos das quatro turmas realizaram a pesquisa. Os trabalhos elaborados pelos alunos da turma A estão neste ficheiro. Ora espreitem:
Uma parte do trabalho consistia em escrever o nome usando o alfabeto Braille, aqui podem descodificar o nome dos alunos da turma B: